NÃAAAAAAAAAAAO!!!

Os cães e gatos podem transmitir o COVID 19, mas só se alguém contaminado espirrar ou tossir sobre o pet ou mesmo se o pet se arrastar sobre superfícies onde a pessoa que tem o COVID19 tenha contaminado.

Desse modo, caso alguém toque no seu Pet posteriormente, PODE ocorrer a transmissão do vírus.  DO MESMO MODO QUE acontece com uma maçaneta de porta, botão do elevador, etc. 

Base de informação correta é o melhor remédio nesta crise da saúde causada pelo Corona Vírus COVID19. 
Muita gente anda preocupada com a possibilidade de contaminação pelo coronavírus de animais de estimação ou transmissão da doença. Antes de mais nada, é preciso esclarecer que há vários tipos de coronavírus. Esses microorganismos ganharam esse nome porque se parecem com uma coroa, quando vistos pelo microscópio. Algumas cepas – que são mutações genéticas desses microorganimos – infectam seres humanos, outras só animais.

Segundo a Organização Mundial da Saúde, eles “são uma grande família de vírus que causam doenças, que variam do resfriado comum a enfermidades mais graves, como a Síndrome Respiratória do Oriente Médio, Mers, e a Síndrome Respiratória Aguda Grave, Sars.”

Ainda segundo a OMS, “investigações detalhadas descobriram que o Sars-CoV foi transmitido das civetas (um mamífero carnívoro de origem asiática) para humanos na China em 2002, e o Mers-CoV de camelos dromedários para humanos na Arábia Saudita em 2012.”

A cepa que está provocando a atual pandemia no mundo é o Covid-19. E não se tem notícia, até agora, de que animais de estimação domésticos, como cães e gatos, sejam afetados por ele ou que possam transmitir a doença, afirma o membro da Comissão de Medicina Veterinária do Coletivo do Conselho Regional de Medicina Veterinária de Minas Gerais, José Lasmar.

Segundo o veterinário, pode haver risco de contaminação no caso, por exemplo, de uma pessoa infectada pelo Covid-19 espirrar sobre um cachorro, por exemplo. E outra pessoa abraçar o animal e colocar a mão na boca, tendo contato com a secreção do doente. Mas o risco de contaminação é o mesmo de alguém pegar numa maçaneta, por exemplo. E é preciso ter os mesmos cuidados, como evitar o contato com pessoas contaminadas, lavar as mãos, usar álcool. Mas cães e gatos não transmitem a doença.

Aqui no Brasil, há um tipo de coronavírus que que provoca peritonite em gatos e não há vacina. Outra variação do vírus causa gastroenterite em cães, que têm de ser vacinados anualmente, explica o veterinário. Mas esses dois tipos de corona vírus não afetam seres humanos.

O médico veterinário virologista Paulo Brandão, Professor Doutor da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da USP, esclarece as principais dúvidas sobre o novo tipo de coronavírus. 

Cães e gatos não transmitem o coronavírus para humanos

“Precisamos deixar claro que o coronavírus que está afetando humanos não é uma zoonose transmitida por cães, mas sim por morcegos”, afirma Brandão. E o mesmo vale para os gatos. Conforme recomendação da WSAVA – World Small Animal Veterinary Association (Global Veterinary Community), como se trata de um vírus ainda pouco conhecido e que até o momento não afetou animais de estimação, o indicado é que as pessoas positivas para COVID-19 não tenham um contato muito próximo com seus pets. Isso porque, alguns vírus podem sofrer mutações e se adaptar a diferentes espécies com o passar do tempo. Sim, é triste, mas uma medida protetiva para seus companheiros de vida. 

Vale lembrar que os tipos de coronavírus que acometem cachorros e felinos não são transmissíveis aos humanos e também nada têm a ver com o COVID-19.

Portanto, não há motivos para alarde.

Categories:

Sem respostas ainda

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Patas e Bigodes Pet

Clínica veterinária e PetShop da zona sul de São Paulo. Responsável médica: Dra Gabriela A. Barrella CRMVSP 18629

Encontre-nos

Endereço

Rua Darwin, 561  Jd. Santo Amaro

Horário
Segunda–Sexta: 9:00–18:00
Sábados: 09h–16h