????? ???? …

❶ – Lambida amiga…. Os doguinhos gostam de lamber. Fazem isso desde os primeiros dias de suas existências, para demonstrarem afeto e carinho pela mãe e seus irmãozinhos e irmazinhas de ninhada. E assim, depois de ‘adultos’, continuam a fazer isso, agora com seus tutores. Além disso, é sinal de respeito, aceitação de liderança e pode também ser apenas por eles gostarem do gostinho de seus donos ou dos cremes, sabonetes ou shampoos… que ficam na nossa pele.

➤ IMPORTANTE 1 …. EVITEM que seus doguinhos lambam sua boca ou tecidos moles (nariz, olhos). São portas abertas para entrada de bactérias e outros bichos… rs … além do que, não é assim, digamos, saudável ficar tomando lambidas do amigão que gosta de lamber xixi alheio e outras coisas… ha ha ha…
➤ IMPORTANTE 2…. Se o seu doguinho está lambendo em excesso as patinhas, é sinal de problema. Pode ser emocional, incômodo físico, problemas gastro-intestinais ou questão de melhor higienização das patinhas pelos tutores. Consulte a veterinária!

❷ – ☺ Eles tem superpoderes? Sim, se comparados aos poderes humanos, sim! Esses nossos melhores amigos têm uma capacidade olfativa e de escuta ‘zilhões’ de vezes maiores do que os seres humanos. E é por isso que, mesmo você estando a quilometros da sua casa, seu pet já começa a dar sinais de que você está à caminho e quase chegando. Sim, eles sentem o cheiro e escutam com superpoderes!… rs rs

➤ Por isso, todos os cuidados com as narianas e, em especial, com as orelhas do seu Pet.
Consulte a veterinária para melhores indicações de higienização e eventuais medicações.

❸ Cachorros são daltônicos. M I T O !. Bobagem desmentida pela ciência de modo contundente e sem nenhuma sombra de dúvidas. Eles apenas tem um sistema ocular um bocadinho diferente do nosso. E enxergam o mundo com menos cores e com poucas variações. As pessoas que enxergam normalmente, vêem um milhão de cores (sem exagêro, é esse mesmo o número). Já os doguinhos, tem acentuadamente a presença do azul, amarelo e cinza. Por isso é que você pede pra ele pegar a bolinha vermelha e ele pega a verde. Não consegue distinguir essas cores.

❹ Ossos que te quero…

Os lobos, que são os ancestrais dos doguinhos, depois de abater e devorar suas presas, também comiam (literalmente) os ossos, roendo para não desperdiçar qualquer pedacinho de carne que fosse, além de limpar os dentes e ingerir cálcio. Nossos amigos, os cães domésticos possuem dentes mais frágeis, e, por isso é melhor não deixá-los roendo ossos o dia todo, mas em vez disso dar um mordedor de couro, ou material sintético adequado (consulte a veterinária!) para que eles possam se ‘lembrar’ que foram verdadeiros predadores na natureza… rs

❺ – Machos levantam a pata para fazer xixi. Por quê?

Por serem territoriais, a necessidade de MARCAR ou DEMARCAR suas posses é evidente para eles e isso se dá pelo cheiro único que cada doguinho tem. O lance de erguer bem alto a pata e, por vezes se esforçar para esguichar o mais alto possível é exatamente para ‘dizer’ quem é o manda-chuva daquele pedaço e para que invasores entendam que o alimento e a segurança daquele determinado espaço já tem dono!

Por isso é importante que os tutores cuidem para que as demarcações dentro de casa tenham um lugar correto e único, de preferência. Se o seu doguinho tem feito xixi em vários pontos da casa e, para sua tristeza, nos móveis, em especial nos braços do sofá, um aviso: ele está ‘se achando’ dono do pedaço. É preciso corrigir esse comportamento. E é importante ressaltar que as técnicas não contém nenhum ato de agressão física ou verbal. É uma questão de imposição de liderança e de orientação amorosa para o seu Pet. Consulte o adestrador ou psicólogo canino para melhor orientação.

Na imagem temos um “pug malabarista” fazendo sua arte de ficar sobre duas patinhas da frente para urinar na árvore. O ‘artista’, que tem patinhas bem curtinhas, achou um jeitinho de demarcar seu território, ‘enganando’ possíveis invasores maiores que ele, ‘dizendo’: “- Hei, amigo, aqui já tem um grandão dono do pedaço! “.

Categories:

Tags:

Sem respostas ainda

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Patas e Bigodes Pet

Clínica veterinária e PetShop da zona sul de São Paulo. Responsável médica: Dra Gabriela A. Barrella CRMVSP 18629

Encontre-nos

Endereço

Rua Darwin, 561  Jd. Santo Amaro

Horário
Segunda–Sexta: 9:00–18:00
Sábados: 09h–16h